quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campeonato Sul-americano

Estou de volta para escrever sobre essa experiência e viagem incríveis. Com certeza esse campeonato é um divisor de águas no meu caminho.


O Brasil, que estava há muito tempo sem participar desse campeonato, saiu de lá de cabeça erguida: Campeão Geral do torneio! A minha equipe, Shizuoka Goju-Kan do Brasil, contribuiu de forma significativa para esse resultado já que 100% dos atletas participaram das finais de suas categorias.



Eu disputei a categoria Kata adulto feminino. Fiz 4 rodadas de kata. Na primeira enfrentei uma argentina (2x1), na segunda uma chilena (3x0), na semi-final uma uruguaia (3x0) e a final fiz com uma brasileira (5x0). Segue vídeo da final:




Pódio Kata Adulto Feminino

O resultado expressivo da nossa equipe se deve ao trabalho àrduo dos nossos senseis Akira Saito e Horácio Saito e da dedicação e comprometimento de todos os atletas. Sem o apoio de nossos pais e familiares as coisas seriam ainda mais difíceis. Então aqui vai meu agradecimento à todos que estiveram envolvidos em mais uma grande conquista da Shizuoka Goju-Kan e também do nosso país.

Eu e meu pai Jaime Kanashiro antes de eu embarcar

Eu e minha mãe Toshi Higa antes de eu embarcar

Sensei Horácio Saito, eu e sensei Akira Saito

Simone, eu e Paula - Irmãs Kanashiro

Eu e o atleta Bruno Yoshida

Sensei Anderson Nascimento (árbitro do evento)

Família Shizuoka Goju-Kan do Brasil

Encerradas as disputas do Campeonato Sul-Americano, tivemos o seminário com o grão-mestre de Karate Goju-ryu e presidente da International Goju-Kai Association (IKGA) Yamaguchi Goshi. Foram dias muito proveitosos de treinos e aprendizagem. Foi o nosso 3º seminário consecutivo (tivemos em 2008 no Rio de Janeiro, 2009 na África do Sul e agora em 2010 no Uruguai) e sempre há coisas novas para serem observadas e aprendidas.






Durante parte do seminário, conheci Mariana Scarlato (karateca do Uruguai) e pratiquei alguns exercícios com ela. Foi uma boa experiência treinar com outra karateca mais ou menos da minha idade e que parece estar buscando objetivos parecidos no karate.

Esses dias de campeonato e seminário foram ótimos, não somente pelo lado técnico, mas também por permitir conhecer pessoas de outros países e outras culturas, que praticam e acreditam na mesma arte marcial que eu.






Assim, como no mundial, troquei meu agasalho da seleção brasileira com outra atleta. Agora soma-se ao agasalho do Irã, uma blusa da Argentina que troquei com a karateca argentina Silvana Silva.

Após as atividades oficiais do Karate em Montevidéu, aproveitamos para comemorar o sucesso do evento e para fortalecer os laços de amizade em um pub na Ciudad Vieja, pertinho do nosso hotel. Foi uma noite muito agradável com brasileiros, uruguaios e chilenos.



Como disse no começo do post, toda essa experiência vivenciada será marcante na minha trajetória, tanto pela vitória no campeonato, como as coisas que pude observar no seminário e as amizades feitas por lá.

E mais uma viagem, mais uma experiência inesquecível ao lado dos meus amigos e companheiros de treino da Shizuoka Goju-Kan. Com eles, a diversão é garantida!


0 comentários:

Postar um comentário